Cuide da sua saúde mental

Trabalho sexual e saúde mental: apoiando seu bem-estar

Durante a pandemia do coronavírus, muitas pessoas foram afetadas, especialmente profissionais do sexo.

No Brasil, as medidas de distanciamento social têm afetado severamente a indústria do sexo, deixando muitas profissionais do sexo em uma posição vulnerável não apenas financeiramente, mas também mentalmente.

Se você é profissional do sexo e precisa de apoio para seu bem-estar mental, existem medidas que você pode tomar para ajudar a controlar e cuidar da sua saúde mental. Leia nosso guia abaixo para obter mais informações.

Apoio à saúde mental - efeitos do coronavírus

O que é saúde mental?

Saúde mental é a terminologia usada para descrever um nível de qualidade das funções psicológicas (e emocionais) e o equilíbrio de vida, ou a ausência de doença mental.

Os distúrbios de saúde mental são uma das principais causas de problemas de saúde em todo o mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que 1 em cada 4 pessoas sofrerá um problema de saúde mental em algum momento de suas vidas. Para ajudar a aumentar a conscientização, a Organização Mundial da Saúde reconhece o Dia Mundial da Saúde Mental no dia 10 de outubro.

A saúde mental deficiente pode afetar todos os aspectos da sua vida, incluindo relacionamentos, trabalho e saúde física, e pode ser influenciada por fatores internos e externos. Estudos recentes destacaram o coronavírus como sendo um fator externo significativo no impacto sobre o bem-estar mental das pessoas.

De acordo com um estudo da organização de apoio mental britânica Mind (em inglês), 60% dos adultos e 68% dos jovens com menos de 25 anos relataram que sua saúde mental piorou durante o isolamento durante pandemia.

Uma outra pesquisa, realizada com 3,5 mil pessoas em sete países (Colômbia, Líbano, Filipinas, África do Sul, Suíça, Ucrânia e Reino Unido) pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), revelou que 51% das pessoas entrevistadas indicaram que a pandemia da Covid-19 teve impacto negativo na sua saúde mental.

Transtornos de saúde mental comuns

Não apenas as evidências sugerem que a Covid-19 causou problemas de saúde mental em profissionais do sexo, mas os estudos internacionais também revelam que “os problemas de saúde mental existentes provavelmente serão acelerados” por questões relacionadas à pandemia, como ansiedade sobre renda e moradia.

De acordo com pesquisas adicionais, os transtornos mentais mais comuns vivenciados atualmente por mulheres profissionais do sexo são:

  • Depressão (geralmente a mais comum)
  • Ansiedade
  • Transtorno de estresse pós-traumático (PTSD)

Embora os estudos sobre a saúde mental de homens e transexuais profissionais do sexo sejam limitados, informações e recursos sobre o assunto podem ser encontrados aqui (em inglês).

Problemas de saúde mental comuns

Causas de problemas na saúde mental

De acordo com vários estudos empíricos, há uma série de fatores (estruturais e sociológicos) que podem impactar a saúde mental das profissionais do sexo.

Eles incluem a falta de:

  • Apoio social e de pares
  • Segurança financeira
  • Autonomia no trabalho
  • Condições seguras de trabalho

Os estigmas sociais associados ao trabalho sexual também foram fortemente associados a doenças mentais em profissionais do sexo.

Dicas como cuidar da saúde mental

Se você está com problemas de saúde mental, é aconselhável procurar o apoio de um profissional, que o ajudará a identificar os motivos e a melhor forma de tratá-lo. No entanto, existem algumas coisas que você mesmo pode fazer para ajudar a como manter a saúde mental e bem-estar mental. Eles incluem:

  • Exercícios regulares: incorporar exercícios frequentes não só pode ajudá-lo com sua saúde física, mas também é uma boa maneira de produzir endorfinas e liberar toxinas de seu corpo
  • Meditação: A meditação é uma ótima técnica que pode ajudá-lo a se manter presente, consciente e calmo sob pressão. Isso o ajudará a trazer tranquilidade para lidar com os possíveis problemas que você possa ter
  • Dieta balanceada: comer refeições balanceadas durante o dia o deixará menos suscetível a doenças ou fraqueza, enquanto o ajuda a manter seus níveis de energia
  • Priorize seu tempo de sono: uma boa noite de sono é essencial para manter sua mente e corpo relaxados e saudáveis
  • Tenha um tempo para você: reserve um tempo para si mesmo e encontre uma atividade de que goste (como ler, assistir filmes, escrever, desenhar ou um exercício específico, entre muitas possibilidades)

Como manter a saude mental

Organizações e instituições de saúde mental que podem ajudar

Além das dicas acima, no Brasil existem muitos serviços de saúde mental publico e privados que fornecem suporte a pessoas que estão enfrentando problemas relacionados à saúde ou bem-estar mental. Veja algumas sugestões abaixo:

Instituições de saúde mental

Busque ajuda para sua saúde mental

É importante perceber que existem muitas circunstâncias que podem impactar e afetar o bem-estar mental de uma pessoa.

Além de cuidar da sua saúde física, é importante saber como manter a saúde mental para permitir que você cumpra funções importantes, como produtividade no trabalho, lidar com o estresse de forma eficaz e ser capaz de formar e manter relacionamentos saudáveis com outras pessoas.

Se você acha que precisa de suporte para sua saúde mental, não espere mais e peça ajuda hoje.

 

Caso precise de mais suporte e informação, aqui estão alguns artigos que podem ser úteis:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Back To Top