Instituições de apoio às pessoas LGBT

ONGs voltadas para a comunidade LGBT no Brasil

Você faz parte da comunidade LGBTIQ+ ou conhece alguém que faz parte?

No Brasil, as pessoas LGBTIQ+ costumam enfrentar vários níveis de desigualdade, discriminação e injustiça em todos os aspectos da vida.

Felizmente, várias instituições de apoio e organizações lutam pelos direitos humanos, civis e legais dos cidadãos LGBTIQ+ para ajudá-los a viver uma vida melhor, livre de julgamento e preconceito.

Elas oferecem apoio, aconselhamento e orientação por meio de vários serviços que abrangem aconselhamento, saúde sexual, saúde mental, habitação, educação e treinamento e muito mais.

Pensando nisso, o Vivalocal elaborou uma lista das principais instituições voltadas à comunidade LGBTIQ+ no Brasil para ajudar aqueles que procuram apoio.

Nacional

ALGBT

A Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLT) foi fundada em 1995 e promover ações em prol da cidadania e dos direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT), contribuindo para a construção de uma sociedade democrática, na qual nenhuma pessoa seja submetida a quaisquer formas de discriminação, coerção e violência, em razão de sua orientação sexual e identidade de gênero.

 

 

Mães pela Diversidade

O coletivo Mães pela Diversidade é uma Organização Não Governamental foi criado em São Paulo em 2014, fruto de um encontro espontâneo de mães e pais de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais de todo o Brasil, preocupados com o avanço do fundamentalismo religioso, da insegurança jurídica, do preconceito e da violência contra a população LGBTQI+. Além disso, o grupo luta pelos direitos civis de seus filhos e filhas.

 

 

Movimento D’Ellas

O movimento atua em todo país promovendo suporte online, por telefone e presencial para pessoas LGBT, buscando ampliar a cidadania plena, especialmente das mulheres lésbicas, bissexuais e transexuais. O grupo atua com diretor humanos e sexuais, cultura, lazer, ajuda coletiva, saúde mental e física, sem distinção de idade.

 

 

 

ONG LGBT+ do Brasil

A ONG LGBT+ é uma ONG localizada em São Paulo, que também atua remotamente em todo Brasil, e é responsável por produzir recursos em geral através de doações para ONGs, Projetos Sociais, Causas e Pessoas em situação de vulnerabilidade, com foco principal no público LGBT+. O grupo acredita na valorização da vida, entendendo que assim é possível construir uma sociedade mais justa e igualitária, sem distinções entre pessoas.

 

 

Belo Horizonte

Transvest

O Transvest é um projeto artístico-pedagógico que objetiva combater a transfobia e incluir travestis, transexuais e transgêneros na sociedade. A iniciativa conta com um espaço educativo em que ocorrem gratuitamente palestras sobre as culturas LGBT, oficinas artísticas, cursinho pré-vestibular, curso de Libras e curso de línguas para a população trans da capital mineira.

 

 

Brasília

Instituto LGBT+

O Instituto Cultura, Arte e Memória LGBT+ (Instituto LGBT+) é uma associação fundada em 2016 em Brasília, com o objetivo de defender, promover, fomentar e difundir a cultura, o patrimônio cultural e artístico e a memória da comunidade LGBT+ brasileira. O instituto promove e apoia ações e projetos no campo da pesquisa, difusão cultural, preservação de patrimônio e cuidado comunitário, buscando valoriza a comunidade LGBT+.

 

 

Curitiba

Grupo Dignidade

O Grupo Dignidade é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, fundado em 1992, que desenvolve ações em várias frentes, sempre focando no público LGBT, incluindo campanhas, ação de educação, atendimento à comunidade, arte e cultura, publicação de material e grupos de apoio. O grupo tem como missão atuar na defesa e promoção da livre orientação sexual, identidade e expressão de gênero, bem como dos direitos humanos e da cidadania LGBTI+.

 

 

Juiz de Fora

Movimento Gay de Minas

O Movimento Gay de Minas (MGM), fundado em 1998, é uma organização não governamental voltada para a defesa dos direitos dos homossexuais no Brasil, especialmente no estado de Minas Gerais. A entidade oferece assistência jurídica e psicológica para homossexuais, além de promover campanhas de prevenção de DST/AIDS e abrigar atividades culturais como grupos de dança, teatro e drag queens.

 

 

Porto Alegre

Nuances – Grupo Pela Livre Expressão Sexual

O Nuances – Grupo Pela Livre Expressão Sexual é uma ONG que atua em Porto Alegre, desde 1991, discutindo temas relevantes para a sociedade como os direitos humanos e situações de discriminação em relação a gays, lésbicas, travestis e homens e mulheres transexuais. O grupo atua nas áreas de intervenção comportamental, cultura, informação, educação e comunicação, tendo como objetivo lutar pelos direitos civis, políticos e sociais da população LGBT.

 

 

Somos – Comunicação, Saúde e Sexualidade

O SOMOS – Comunicação, Saúde e Sexualidade é um grupo situado em Porto Alegre (RS) que realiza ações transdisciplinares, tendo como base os direitos humanos, com ênfase em direitos sexuais e direitos reprodutivos, a partir da articulação das áreas de educação, saúde, comunicação e arte. A sua missão é trabalhar por uma sociedade plural e democrática por meio da afirmação de direitos.

 

 

Rio de Janeiro

Casa Nem

A Casa Nem é um espaço de acolhimento para pessoas LGBTIs em situação de vulnerabilidade social, com foco em transexuais e transgêneros. É um espaço autossustentável e no qual eventos são realizados para ajudar na manutenção da presença e atividades da casa, que também recebe diversos tipos de doações.

 

 

 

Grupo Arco Íris

Criado em 1993 no Rio de Janeiro, o Grupo Arco Íris acredita na mobilização e organização social para o combate cotidiano aos preconceitos de orientação e/ou expressão sexual e de identidade de gênero. Em sua agenda anual mantém ações para o acolhimento, acompanhamento, promoção de qualidade de vida e defesa da cidadania à comunidade LGBT. O Grupo é o organizador principal da Parada do Orgulho LGBT de Copacabana.

 

 

Salvador

Grupo Gay da Bahia

O Grupo Gay da Bahia é uma organização não governamental voltada para a defesa dos direitos dos homossexuais no Brasil. Fundada em 1980, é a mais antiga associação brasileira de defesa dos gays ainda em atividade. O grupo declara que seus objetivos são lutar contra a homofobia (e a transfobia), denunciando toda e qualquer forma de preconceito ; informar sobre a homossexualidade e trabalhar para a prevenção do HIV e da AIDS junto à comunidade LGBT; e conscientizar os homossexuais acerca de seus direitos.

 

 

São Paulo

Associação Parada do Orgulho LGBT

A APOLGBT surgiu um ano após a primeira parada do orgulho LGBT em São Paulo, em 1997, quando foi realizada uma manifestação de gays, lésbicas, bissexuais, transexuais, travestis e ativistas para celebrar o orgulho e protestar contra o preconceito. Mas além de ser a ONG responsável pela Parada, a instituição também promove ações de educação e cidadania, como debates, feiras culturais, jogos, painéis de discussões e premiações, entre outras.

 

 

 

Se você precisar de mais informações, aqui estão alguns artigos que também podem ser úteis:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Back To Top