Solidão e trabalho sexual: em busca de uma companhia

A solidão pode afetar qualquer pessoa a qualquer momento. No entanto, nos últimos anos vivenciamos a solidão de uma forma ainda mais intensa devido a pandemia da Covid-19. 

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos mostrou que, entre 28 países, o Brasil é o país em que as pessoas mais se sentem solitárias. Enquanto a média mundial é de 41%, no Brasil metade dos que responderam à pesquisa disseram ter essa sensação.

Então, como essa ligação com o sexo funciona?

De acordo com nossos dados mais recentes, mais de 50% dos(as) acompanhantes entrevistados(as) dizem ter experimentado mais clientes em busca de companhia (sem sexo envolvido) desde o início da pandemia.

Solidão e trabalho sexual

Quando pensamos em pessoas que usam os serviços de profissionais do sexo, muitas vezes pensamos naqueles que procuram gratificação sexual instantânea. Mas será que é sempre assim?

Para entender melhor por que as pessoas procuram os serviços de profissionais do sexo, o Vivalocal pesquisou mais de 7,500 pessoas, incluindo aqueles(as) que pagam por serviços sexuais e aqueles(as) que fornecem esses serviços (trabalhadores sexuais).

Então, o que a nossa pesquisa revelou?

 

 

Embora seja verdade que muitas pessoas usam principalmente os serviços de profissionais do sexo para intimidade física, nossa pesquisa mostra que também há um grande número de pessoas que procuram os serviços de profissionais do sexo porque estão sozinhas.

Quando perguntados sobre o que eles(as) fazem com profissionais do sexo, a resposta número um foi que eles(as) gostam da companhia um do outro e se envolvem em atividades sexuais, em vez de se envolverem apenas em atividades sexuais.

De acordo com a trabalhadora sexual Joana, “estudos mostraram que o sexo dura em média apenas 5,4 minutos, então, se eles estão pagando por uma hora ou três, o que eles estão realmente pagando?”.

 

 

Além disso, os resultados revelaram que um quarto das pessoas que contratam serviços de profissionais do sexo o fazem apenas por companhia (sem sexo incluído).

Da mesma forma, 18% dos profissionais do sexo pesquisados disseram que seus clientes contrataram seus serviços apenas para companhia (sem atividades sexuais envolvidas).

Razões pelas quais pessoas solitárias contratam profissionais do sexo

Parece que mais e mais pessoas estão se voltando para profissionais do sexo para preencher o vazio da solidão.

De acordo com os resultados da pesquisa, 50% das pessoas que contratam serviços sexuais dizem que isso ajudou com a solidão.

 

 

Para aqueles que disseram que contrataram profissionais do sexo apenas para companhia (sem atividade sexual envolvida), os motivos variam.

Razões fora da intimidade física incluem:

Companhia

Muitas pessoas que precisam de consolo e companhia procuram um(a) acompanhante.

Isso está diretamente relacionado aos resultados da nossa pesquisa que descobriu que 28% dos usuários do serviços Vivalocal disseram que isso fez com que eles(elas) se sentissem menos sozinhos.

Serviços como ‘estilo namoradinha’ ou ‘estilo namoradinho’ foi o mais procurado e o mais próximo de um encontro emocional, sem os vínculos de um relacionamento.

Uma espécie de terapia

Às vezes, a linha entre acompanhante e terapeuta pode ficar turva, com algumas pessoas usando acompanhantes como um substituto emocional para descarregar seus problemas.

A trabalhadora sexual Nicole Emma destaca a natureza terapêutica do trabalho sexual em sua TED Talk (conteúdo do vídeo é em inglês) sobre conexão humana. Ela fala de um cliente dela que enviou um e-mail e disse o quão solitário ele estava desde que sua esposa faleceu, e que ele não foi nem abraçado em dois anos.

No encontro, ele disse que não sabia mais como falar com as mulheres, Emma então o abraçou e o acolheu enquanto ele falava sobre sua dor. Apesar de ser apenas um trabalho para Emma, naquele mesmo dia ele disse que ela tinha salvado sua vida. 

Auto estima

Outras pessoas podem procurar contratar uma profissional do sexo para ajudar com confiança, um sentimento compartilhado na pesquisa, onde mais de 28% das pessoas disseram que ver uma profissional do sexo ajudou sua confiança e autoestima.

Esse sentimento é compartilhado pela ex-acompanhante Samanta, que descreve seu trabalho como “uma porta de entrada para os homens entrarem em contato com seus sentimentos autênticos”.

Contratar uma trabalhadora do sexo ajuda com a solidão?

De acordo com os dados, 99% das profissionais do sexo acreditam que seu trabalho ajudou um cliente que se sentia solitário.

 

 

Embora seja perfeitamente aceitável contratar serviços sexuais apenas para aliviar alguma dor ou angústia, se esse problema for de longo prazo, contratar uma profissional do sexo pode ser apenas uma solução temporária para um problema maior.

A maioria de nós se sentirá sozinho em algum momento, mas quando essa solidão começar a afetar sua qualidade de vida, é hora de procurar ajuda.

É importante lembrar que um terapeuta profissional pode sempre ajudar. Sem julgamentos e treinados para lidar com os desafios da solidão e os efeitos que isso pode ter na vida das pessoas, os terapeutas podem fornecer aos clientes estratégias para enfrentar e lidar com esses problemas e voltar a ter uma vida saudável.

 

Fale com o seu médico ou procure apoio de organizações como:

Clínica Social Casa 1

Zenklub

SINPESP (Sindicato dos Psicanalistas do Estado de São Paulo)

ABPS (Associação Brasileira de Psicodrama)

Instituto de Psicologia da USP

PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)

Mais opções podem ser encontradas aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Back To Top