O que significa ser pansexual.

Pansexualidade: o que significa ser pansexual?

Com o assunto orientação sexual cada vez mais presente na mídia, o termo pansexual é um que muitos de nós provavelmente temos ouvido com frequência.

No entanto, mesmo com a pansexualidade recebendo mais atenção, ainda há muitas pessoas (incluindo aqueles que fazer parte da comunidade LGBTQ+) que fazem confusão com o termo, não entendendo direito o que é pansexual ou significa ser pansexual.

O Vivalocal oferece aqui uma explicação sobre o termo pansexual e algumas informações históricas sobre essa orientação sexual. Nosso objetivo é ajudar a dissipar os mitos mais comuns que giram em torno da pansexualidade.

O que é pansexual?

De forma simplificada, ser pansexual significa ser sexual, romântica e emocionalmente atraído a alguém independentemente do sexo, gênero ou como a pessoa se identifica.

A definições tradicionais de “homem” e “mulher” não cobrem mais as atuais identidades de gênero, uma vez que há uma ampla variedade de identidades e gêneros com as quais muitas pessoas se identificam.

Esse reconhecimento de gênero fluído pode ser visto em várias empresas e as suas opções de gêneros. O Facebook, por exemplo, oferece mais de 50 opções para o usuário selecionar.

Uma pessoa que se identifica como pansexual não se considera dentro da categoria de gênero binário.

Isso significa que eles podem se atrair a qualquer pessoa que seja cisgênero, bigênero, agênero, gênero fluido, gênero neutro, transgêneros, intersexo e andrógenos.

História do pansexualismo (e a bandeira pansexual)

O que pode surpreender é que o termo pansexual não é, de fato, novo. Ele pode ser observado desde os gregos antigo, uma vez que o prefixo “pan” traduz-se como “todos”.

Especialistas sugerem que o termo pansexual foi mencionado em 1917, com o próprio Sigmund Freud assumindo o crédito por isso.

Além disso, durante a década de 1970, começaram a surgir os primeiros sinais daqueles que afirmam se identificar como pansexuais. Durante esse período, o termo era semelhante ao que se refere à pansexualidade hoje.

Mas somente nos últimos anos a pansexualidade chamou a atenção da grande mídia.

Em 2015, o termo começou a aparecer em muitos em pesquisa e mídia, quando a cantora Miley Cyrus, em uma entrevista exclusiva, revelando-se publicamente como ‘pansexual’.

Antes disso, porém, em 2010 foi criada a bandeira pansexual. Com três faixas horizontais, rosa, amarela e ciano, o desenho representa mulheres, pessoas não-binárias e homens.

Celebridades que se identificam como pansexual

Possivelmente uma das celebridades mais proeminentes que se identifica como pansexual é Janelle Monáe. A cantora norte-americana tem sido uma das principais vozes de suporte e reconhecimento da pansexualidade, gerando mais atenção ao termo.

No entanto, além de Janelle, muitas outras personalidades famosas já se identificaram como pansexuais publicamente:

      • Miley Cyrus – Popstar norte-americana
      • Kristen Stewart – Atriz norte-americana
      • Bella Thorne – Atriz norte-americana
      • Sia – Cantora australiana
      • Angel Haze – Rapper norte-americana
      • Amandla Stenberg – Atriz norte-americana
      • Tess Holliday – Modelo norte-americana
      • Joe Lycett – Comediante britânico
      • Kate Dillion – Atriz norte-americana
Kristen Stewart é uma das celebridades que se identificam como pansexual
Kristen Stewart (PAN Photo Agency / Shutterstock.com)

Revelando os mitos sobre a pansexualidade

Como todos os tipos de orientações sexuais, a pansexualidade também carrega alguns mitos.

Mito: Pessoas pansexuais se atraem a todas as pessoas que elas conhecem…

O fato de a pansexualidade aceita todas as identidades, muitos acreditam que as pessoas vão se atrair a todas pessoas que elas conhecem. No entanto, ser pansexual não significa isso, mas sim estar aberto a todas as identidades na hora de ser interessar por alguém.

Mito: Pessoas pansexuais são mais sexualmente ativas…

Por apenas significar uma atração a uma maior variedade de identidades, também é incorreto afirmar que essa é uma orientação mais promíscua. Não há razão para achar que pessoas pansexuais são mais ativas sexualmente.

Inclusive porque para muitos pode significas apenas atração emocional ou romântica, enquanto para outros ser sexual. Em muitos casos, inclusive, pessoas em relacionamentos de longa duração agora acreditam que pode falar abertamente sobre se identificar como pansexual sem medo.

Mitos: Aqueles que referem a si próprios com pansexuais estão apenas confusos sobre sua sexualidade…

Um comentário bastante comum a qualquer pessoa que revele sua orientação sexual, também afeta negativamente as pessoas pansexuais. Para muitos que se identificam como pansexuais, no entanto, esse termo finalmente os identifica, bem como os sentimentos que eles têm por anos.

O problema geralmente está nos que não entendem a pansexualidade, ao contrário dos que são suficientemente claros e confiantes o suficiente para se assumirem como pansexual.

Pansexualidade é a mesma coisa que bissexualidade?

Embora muitas vezes referido como bissexual, ser pansexual não é o mesmo que bissexual.

No entanto, isso não impede que as pessoas as rotulem e as coloquem na mesma categoria – e isso inclui os membros da comunidade LGBTQ+.

Então, o que a pansexualidade difere da bissexualidade?

Como explicado acima, pansexualidade é a definição usada para descrever uma pessoa que tem atração por todas as identidades de gênero. O gênero não desempenha nenhum papel na sexualidade de uma pessoa. Existem sentimentos sexuais ou românticos, além do sexo.

A definição de bissexualidade pode diferir dependendo da pessoa. No entanto, em essência, a bissexualidade é usada para descrever alguém que é atraído pelo mesmo sexo e pelo outro sexo, incluindo aqueles que se identificam como não binários.

Independentemente da orientação sexual de cada um, no entanto, o mais importante é dar a liberdade e o respeito que cada um merece para se sentir incluído e acolhido por todos nós.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Back To Top