O que é ninfoplastia

O que é Ninfoplastia? Saiba tudo sobre essa cirurgia íntima

O Brasil é o país que mais faz cirurgias plásticas no mundo: são mais de 1,5 milhão de procedimentos todos os anos. Além disso, quando o assunto é cirurgia íntima, a chamada ninfoplastia (ou labioplastia), também estamos no topo: de acordo com a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), são 21 mil cirurgias desse tipo feitas por ano no País.

Os efeitos da ninfoplastia vão muito além da estética: há mulheres que recorrem a ela por razões de saúde, e há impactos até na saúde mental e autoconfiança.

Então, quer saber exatamente é uma ninfoplastia e se ela é uma opção para você? Vamos conversar sobre isso!

O que é uma ninfoplastia?

Ninfoplastia é um termo que se refere a qualquer cirurgia ou procedimento estético que seja feito na vulva e na vagina. Apesar dos motivo mais comuns para fazer uma ninfoplastia sejam cosméticos, ou seja, relacionados à aparência, essa cirurgia também é indicada por motivos de saúde e bem estar.

Algumas das razões mais comuns para mulheres considerarem fazer uma ninfoplastia são:

  • Maior satisfação sexual
  • Mais sensibilidade na vagina
  • Melhorar condições de saúde, como incontinência urinária
  • Aumentar a positividade sexual, a autoestima e a confiança
  • Reduzir o desconforto durante o sexo ou ao fazer exercícios
  • Diminuir a visibilidade dos lábios quando usa roupas justas
  • Restaurar a elasticidade
  • Melhorar a experiência sexual com seu parceiro

O que é ninfoplastia

Tipos de cirurgias íntimas

Dependendo do que as mulheres desejam mudar em suas vaginas, existem diferentes tipos de ninfoplastias ou cirurgias íntimas. Dessa forma, vamos ver quais são elas:

Vaginoplastia

Para quem deseja uma vagina mais “apertada”, a vaginoplastia é a opção certa. Afinal, essa cirurgia reconstrói o corpo perineal da entrada da vagina e assoalho pélvico, fortalecendo os tecidos e músculos vaginais e reduzindo a flacidez.

Um caso comum em que mulheres buscam a vaginoplastia é após darem à luz: depois de um parto natural, pode acontecer da vagina não voltar a como era antes.

Outra motivação comum é o envelhecimento, que naturalmente faz com que a vagina fique mais flácida. Por fim, há ainda casos específicos, como a síndrome de hipermobilidade benigna – uma condição que pode causar elasticidade excessiva.

Mulheres que optam pela vaginoplastia geralmente fazem isso por sentirem menos sensibilidade nessa região, além da questão da aparência. Além disso, mulheres transgênero e não-binárias também podem recorrer a ela para a cirurgia de redesignação sexual.

O que é Vaginoplastia

Os três tipos mais comuns de vaginoplastia são:

  • Clitoroplastia: é a remoção da pele que cobre o clitóris
  • Himenoplastia: o hímen, que é o tecido fino que geralmente se rompe na primeira vez que uma mulher tem relações sexuais com penetração, é reconstruído para imitar como era originalmente
  • Amplificação do ponto G: os especialistas acreditam que a parede frontal da vagina é onde o ponto G fica. E o ponto G está diretamente ligado à excitação feminina e ao orgasmo. Então, um pouco de colágeno é injetado nessa parte da vagina, para aumentar o prazer sexual

Importante: a ninfoplastia não garante mais excitação sexual. Além disso, o aumento da sensibilidade também pode causar mais dor durante o sexo. Portanto, é essencial discutir todas as alternativas com um bom cirurgião antes de tomar qualquer decisão.

Labioplastia

Você tem grandes lábios vaginais? A cirurgia de redução dos grandes lábios é uma das mais famosas quando falamos de ninfoplastia.

Lábios vaginais grandes podem acontecer por fatores genéticos, pelo envelhecimento ou após o parto.
E, embora eles existam de todas as formas e tamanhos, algumas mulheres se sentem inseguras quanto à aparência deles.

Além disso, lábios vaginais grandes às vezes podem causar desconforto ou dor durante o sexo. Outros problemas nas atividades normais do dia-a-dia, como andar de bicicleta ou comprar roupas íntimas, também podem acontecer. Portanto, esses são alguns dos motivos pelos quais há mulheres que optam pela labioplastia.

Esse tipo de cirurgia íntima remodela ou reduz o tamanho dos pequenos ou grandes lábios, que são as pregas internas e externas de pele nos dois lados da vagina. Nesse procedimento, o tecido “extra” é removido e a pele é costurada com pontos que não precisam ser removidos, ou seja, são dissolvidos pelo corpo.

Existem três tipos mais comuns de labioplastia:

  • Ressecção das bordas: mais utilizado pelos cirurgiões, neste método a parte excedente dos pequenos lábios é removida para ficar simétrica com os grandes lábios
  • Em cunha: a pele extra é removida a partir do centro ou da parte mais espessa dos pequenos lábios. Assim, a vagina fica com uma aparência natural e preserva bordas enrugadas
  • Laser: o tecido é aparado ou removido com o uso de um laser

Por fim, é possível combinar labioplastia e vaginoplastia e aproveitar as vantagens dos dois procedimentos.

Quer ganhar mais dinheiro como acompanhante?

Anuncie no Vivalocal ou coloque seu anúncio em destaque e eleve o nível dos seus serviços.

Mais contatos e mais clientes estão a poucos cliques. Não perca tempo.

Ganhe dinheiro hoje

Quanto custa uma ninfoplastia?

O custo de uma ninfoplastia pode variar dependendo de vários fatores, como o nível de qualificação do seu cirurgião, o tipo de procedimento que você quer fazer e até a cidade onde você mora.

Em clínicas particulares ou para fins estéticos, uma ninfoplastia pode custar a partir de R$ 5.000 e chegar a mais de R$ 17.000. Além disso, ainda podem existir valores como anestesia, consultas antes e depois da operação e internação, além de viagens e hospedagem, caso você opte por fazer em outra cidade. Portanto, se você decidir fazer uma ninfoplastia por qualquer motivo, certifique-se de pesquisar bem e considerar todas as e considerar todas as taxas para evitar custos inesperados.

No entanto, se você precisa de uma cirurgia íntima por motivos de saúde, é possível fazer sem custos pelo SUS, desde que um médico constate que há necessidade para o procedimento.

Como é o antes e depois da ninfoplastia?

Normalmente, uma vagina que passa por uma ninfoplastia tem os pequenos lábios encurtados e uma cavidade vaginal mais estreita.

Veja uma representação de antes e depois de uma ninfoplastia:

Antes e depois da ninfoplastia

Para ver mais imagens de antes e depois de uma cirurgia íntima, pesquise por clínicas que oferecem esse serviço e podem mostrar fotos de resultados reais.

Riscos da cirurgia íntima

Como em qualquer tipo de cirurgia, existem alguns riscos que você deve saber antes de passar por uma ninfoplastia. Afinal, há fatores que podem fugir do controle e o resultado acabar não sendo o que você esperava.

Alguns riscos associados às cirurgias íntimas são:

  • Sangramentos
  • Infecções
  • Má cicatrização
  • Dor contínua
  • Sensibilidade reduzida, ou mudanças na sensibilidade
  • Danos nos nervos

Além disso, é importante lembrar que qualquer tipo de operação tem um pequeno risco de coágulos de sangue ou reações alérgicas à anestesia. Um bom cirurgião deve explicar os riscos associados ao procedimento e como eles serão tratados caso aconteçam.

Como fazer uma ninfoplastia

Se você está pensando em ir atrás de uma ninfoplastia, é importante lembrar que cada mulher é única e suas vaginas, também. Portanto, não existe uma aparência específica ou ideal para uma vagina.

No entanto, se você está insatisfeita com a aparência da sua ou busca uma solução para resolver desconfortos ou dores na hora do sexo, esse tipo de cirurgia pode ajudar.

Se você deseja especificamente uma vagina mais “apertada”, uma opção mais natural, mais barata e com menos riscos pode ser fazer exercícios de pompoarismo. Afinal, eles fortalecem os músculos do assoalho pélvico e, além de ajudar a melhorar a satisfação na cama, também trazem benefícios para a sua saúde.

No entanto, se você optar por fazer a ninfoplatia, lembre-se de pesquisar bem sobre ela e buscar cirurgiões qualificados, experientes e com boas referências.

Gostou das dicas? Siga o Vivalocal no Instagram, no Twitter e no Facebook para aprender mais sobre sexo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Related Posts

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Back To Top