Conheça os benefícios do sexo para sua saúde

Benefícios do sexo para sua saúde

Muitos de nós sabemos de muitas dos prazeres que podem surgir da intimidade sexual. Porém, poucos estão totalmente cientes dos possíveis benefícios de fazer sexo para a saúde.

O sexo não só pode ter benefícios físicos, como também pode ajudar mentalmente, segundo estudos. O Vivalocal revela agora algumas das surpreendentes relações benéficas entre saúde e sexo, que se estendem muito além das quatro paredes.

O sexo ajudar na sua saúde física e mental

Benefícios do sexo para saúde emocional

Embora talvez não seja algo amplamente comentado quanto quais são os benefícios de fazer sexo ao físico, fazer sexo pode oferecer benefícios emocionais incríveis.

Sexo em um relacionamento aumenta o vínculo com o parceiro

Para os casais, a intimidade sexual pode criar um vínculo emocional, ajudando a fortalecer e consolidar seu relacionamento. Para os casais que mantêm um relacionamento de longo prazo, a intimidade física pode contribuir para facilitar o que os pesquisadores chamam de “vínculo de pares“. Segundo pesquisadores, o sentimento pós-sexo, que pode durar até 48 horas, é um fator predominante na consolidação do vínculo emocional entre casais.

O sexo contribui para um vínculo mais forte com o parceiro(a)

Sexo melhora sua satisfação no trabalho

Outro grande benefício de ter um sexo regular agradável é que ele faz você ficar em um estado de espírito mais elevado e melhora seu humor. Segundo especialistas, o impacto do bom sexo pode transbordar para o local de trabalho, contribuindo para a positividade (artigo em inglês). Da mesma forma, para aqueles que tem um dia particularmente ruim no trabalho, um ótimo sexo em casa é o momento perfeito para descartar qualquer frustração reprimida no ambiente profissional.

Sexo reduz os níveis de estresse e evita a depressão

Estudos (artigo em inglês) mostram que aqueles que praticam sexo frequente lidam melhor com o estresse em comparação com aqueles que não praticam – um exemplo evidente de que o sexo pode ter um efeito positivo em nossa saúde mental. O sexo torna nossos níveis de pressão arterial menos reativos aos sinais de estresse e reduz seus efeitos.

Sexo ajuda a reduzir o nível de estresse

Benefícios do sexo para saúde física

Assim como os benefícios de fazer sexo para saúde emocional e mental, também existem vários benefícios para sua saúde física.

O sexo contribui para manter o coração saudável

De acordo com um estudo americano (artigo em inglês), a relação sexual pode contribuir para a saúde do seu sistema cardiovascular. Em resumo: fazer sexo exercita o coração. Segundo o estudo, para algumas mulheres, a atividade sexual frequente pode ainda diminuir o risco de possíveis problemas cardíacos mais tarde na vida.

O sexo pode ajudar seu sistema imunológico a defender melhor seu corpo

Pesquisas que analisam o impacto do sexo frequente sugerem que relações sexuais regulares aumentam nossos níveis imunológicos. O sexo regular pode significar que nosso corpo estará mais bem preparado para combater resfriados e gripes, com moderação. Além disso, para pessoas que fazem sexo de forma consistente ao longo de uma semana, estudos sugerem que eles desenvolvem anticorpos aumentados que podem ajudá-los a combater infecções.

O sexo fortalece o sistema imunológico

O sexo pode ajudar a reduzir o risco de úlceras, derrames e angina

De acordo com um relatório do BMJ (em inglês), para homens em um relacionamento, um bom sexo regular pode reduzir o risco de úlceras, angina e outras doenças coronárias problemáticas. Isso ocorre porque eles instantaneamente se sentem mais amados, desejados e apoiados por sua outra metade. Em geral, os homens acham que uma boa vida sexual pode ajudá-los a desenvolver mecanismos para lidar com o estresse em geral. Isso significa que suas chances de desenvolver sérios problemas de saúde podem ser reduzidas por meio do sexo frequente.

O sexo pode ajudar você a ter uma boa noite de sono

O parceiro dormiu após fazer sexo? Há de fato uma razão científica para isso. O sexo antes de dormir pode ajudar a melhorar a qualidade do sono. Isso se deve em grande parte às endorfinas liberadas pelo sexo, que trabalham para aliviar a ansiedade e relaxá-lo, ajudando-o a adormecer rapidamente depois.

O sexo ajuda você a dormir melhor

O sexo pode ajudar diminuir dores

Embora muitos de nós busquemos eventualmente inúmeras medicações para lidar com a dor, os especialistas sugerem que, para alguns problemas de saúde, deveríamos tentar um orgasmo. De acordo com um estudo de saúde que analisou a atividade sexual e o distúrbio da dor de cabeça, o sexo pode funcionar para aliviar a dor em alguns pacientes. Isso porque durante o sexo, nosso corpo libera um hormônio que pode ajudá-lo a aumentar seu limite para suportar a dor. Assim, um orgasmo pode efetivamente bloquear ou aliviar a dor.

O sexo faz você mais feliz

Como se os outros grandes benefícios do sexo, tanto físico quanto emocionalmente, não fossem suficientes, o sexo ainda pode fazer de você uma pessoa mais feliz. Quando fazemos sexo, hormônios naturais chamados endorfinas são liberados. Esses são os hormônios específicos responsáveis por nos fazer sentir bem e, portanto, desempenham um papel crucial em nosso bem-estar.

O sexo pode contribuir para o nível de exercício recomendado

Existem vários estudos que sugerem que o sexo contribui para nossa cota de exercício recomendado. Embora ainda não haja uma confirmação disto, pois estudos sobre isso descobriram que o gasto energético da atividade sexual é geralmente menor do que o gasto durante os 30 minutos de exercício em esteira (aproximadamente dois terços a menos). No entanto, o mesmo estudo revelou que o gasto energético durante a atividade sexual era de aproximadamente 85 calorias (ou 3,6 calorias por minuto), mais do que uma caminhada rápida. Se incorporado à rotina de exercícios, portanto, o sexo pode desempenhar um bom papel na nossa saúde e condicionamento físico.

Saúde e sexo: cuide do seu corpo e mente

Como mencionado acima, existem muitos benefícios mentais e de saúde associados ao sexo saudável e prazeroso. No entanto, é evidente que qualquer atividade sexual da qual você participa deve ser consensual e prezar para saúde e bem-estar dos envolvidos.

Se atualmente você precisa de um estímulo emocional ou mental, as evidências sugerem que o sexo pode ser exatamente o que você precisa.


Nota
: O sexo não protegerá você contra o coronavírus. O exposto acima foi baseado em estudos que analisaram o impacto do sexo em doenças mais amplamente conhecidas e estudadas. Continue seguindo as diretrizes atuais das autoridades locais da sua cidade e estado com relação à proteção contra a COVID-19.

2 thoughts on “Benefícios do sexo para sua saúde

  1. Realmente é verdadeira a opinião de vcs a respeito do Sexo ,e Saúde tem muito a vê ,a vida fica mais leve, tranquila tudo fica melhor até pra resolver problemas do cotidiano, obrigado continue falando a respeito.👍🤗👆.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Back To Top