Parceria APROSBA e Vivalocal: Fortalecendo vínculos e empoderando profissionais do sexo na Bahia

Em um passo significativo para promover a inclusão e fortalecer a comunidade de profissionais do sexo na Bahia, o Vivalocal tem a honra de anunciar a oficialização de sua parceria com a APROSBA (Associação das Profissionais do Sexo da Bahia). Essa colaboração simboliza um compromisso conjunto na busca pela promoção de direitos, segurança e bem-estar para profissionais do sexo.

Quem é a APROSBA

A APROSBA, Associação das Profissionais do Sexo da Bahia, é uma organização nascida da necessidade de dar voz e representatividade às trabalhadoras sexuais na região. Fundada por mulheres engajadas na defesa dos direitos humanos, a associação tem como objetivo principal promover dignidade, segurança e respeito para as profissionais do sexo.

Entrevistamos a fundadora da APROSBA, Fátima Medeiros, para fornecer detalhes sobre a história da associação, seus objetivos, futuros projetos e muito mais! Confira a entrevista completa abaixo.

Qual é o principal objetivo da APROSBA?

A APROSBA tem como missão “batalhar pela educação das mulheres profissionais do sexo da Bahia, valorizando-as como cidadãs conscientes de seus direitos e deveres, investindo na capacitação e organização da classe para sua inclusão na sociedade”. Buscamos promover condições mais seguras e livres de violência e estigmas para as trabalhadoras sexuais, afirmando a possibilidade de autonomia na escolha da profissão, garantindo acesso à formação e qualificação profissional.

Quais são os principais desafios enfrentados pelas profissionais do sexo na Bahia e como a APROSBA lida com esses desafios?

Apesar de a profissão não configurar crime e ser legalizada desde 2002 pelo Ministério do Trabalho, ainda persiste a criminalização de diversos aspectos relacionados, incluindo casas, agências e sites. O estigma social continua presente, proveniente tanto da sociedade quanto das próprias profissionais. Adicionalmente, desafios institucionais, como a ausência de políticas públicas e iniciativas privadas voltadas para proporcionar segurança, acesso à saúde e capacitação profissional, também são enfrentados nesse contexto.

Quais são os serviços de suporte e assistência que a APROSBA oferece atualmente às suas associadas, e como a parceria com o Vivalocal pode potencializar esses serviços?

Proporcionar um ambiente seguro para compartilhar conhecimentos sobre os direitos das profissionais do sexo e estratégias que facilitem seu trabalho, incluindo a mediação do acesso à capacitação profissional e informações para implementar melhorias e reduzir danos, são pontos cruciais para o avanço de qualquer profissão. E isso não é diferente para as profissionais do sexo.

O Vivalocal facilita a comunicação da associação com as profissionais por meio de suas plataformas e mídias digitais, além de investir financeiramente em projetos da associação. O objetivo é proporcionar informações, segurança e apoio a essas profissionais.

Como a associação enxerga o papel da educação na promoção da segurança e bem-estar das profissionais do sexo, e há planos para desenvolver programas educativos?

Por compreendermos que a educação é emancipadora, atuamos na promoção da educação em direitos humanos e na formação profissional. O primeiro foco visa proporcionar às profissionais do sexo um conhecimento detalhado de seus direitos e como reivindicá-los, assegurando, assim, a garantia de sua dignidade. O segundo eixo de atuação busca assegurar que essas mulheres tenham oportunidades alternativas de renda, além do mercado do sexo. A intenção é expandir continuamente esses espaços formativos, capacitando-as tanto profissional quanto eticamente.

Como a parceria com o Vivalocal beneficiará as profissionais do sexo na Bahia?

A parceria com o Vivalocal já tem beneficiado as profissionais do sexo, proporcionando uma estrutura que nos permite alcançar um número maior delas. Isso se reflete no aumento das visitas a determinadas áreas, especialmente em regiões que eram anteriormente desafiadoras de serem acessadas devido a questões financeiras. Além disso, a colaboração também inclui o desenvolvimento de materiais informativos que estão sendo elaborados para oferecer suporte e informação às profissionais.

Futuros Projetos

A APROSBA está comprometida em desenvolver futuros projetos que promovam a educação, a saúde e o empoderamento das profissionais do sexo na Bahia. Workshops, campanhas de conscientização e programas de suporte estão entre as iniciativas planejadas para criar um impacto positivo na comunidade.

A parceria entre o Vivalocal e a APROSBA marca um passo significativo em direção à construção de um ambiente mais respeitoso e seguro para as profissionais do sexo na Bahia. Para encontrar mais informações sobre a APROSBA e seu trabalho, bem como para se conectar com a associação online, visite o site oficial da APROSBA, ou pelo perfil oficial da associação no Instagram.

Juntos, estamos trabalhando para criar uma sociedade mais inclusiva e justa, reconhecendo a importância de respeitar e valorizar a diversidade de experiências e trajetórias de vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Back To Top