Trabalhando o autocuidado como profissional do sexo: estratégias para se manter sã e segura

O autocuidado é um assunto profundamente pessoal e não existe uma solução que atenda às necessidades de todos.

É fácil ignorar o autocuidado e continuar vivendo sem ele. No entanto, é importante que todos pratiquem o autocuidado, descubram o que funciona ou não e comecem a construir hábitos mais saudáveis. As práticas de autocuidado melhorarão seu bem-estar e confiança em seus relacionamentos e carreira.

  • Por que o autocuidado é importante para profissionais do sexo?
  • Desafios únicos de autocuidado para profissionais do sexo
  • Como você pode praticar o autocuidado como profissional do sexo?
  • Criar uma comunidade de profissionais do sexo para fins de autocuidado
  • Os melhores recursos de autocuidado para profissionais do sexo

O autocuidado é especialmente importante para profissionais do sexo. Se você está negligenciando esta área de sua vida, este é o seu sinal para parar e adicionar um pouco de autocuidado ao seu hábitos diários. Desde recomendações de bem-estar mental a trabalhar em sua saúde física, esse artigo irá fornecer dicas que ajudarão todas as profissionais do sexo.

Pronto para praticar um pouco mais de autocuidado? Leia abaixo para descobrir por que profissionais do sexo devem adotar o autocuidado, como isso pode beneficiá-lo, recursos úteis e muito mais.

Por que o autocuidado é importante para profissionais do sexo?

O autocuidado tem tudo a ver com agir para melhorar sua própria saúde – mental ou física. Manter-se bem é importante, e as profissionais do sexo devem reservar um tempo em suas agendas para garantir que seu bem-estar físico e mental esteja sempre bom.

Se as profissionais do sexo negligenciarem sua própria saúde, isso pode tornar o trabalho mais difícil. Também pode levar a sentimentos de depressão e ansiedade, pois muitos se sentem sobrecarregados sem uma rotina mais saudável. Afinal, é impossível se sentir 100% sem se cuidar.

Desafios únicos de autocuidado para profissionais do sexo

Embora todos no mundo possam se beneficiar de algum autocuidado, as profissionais do sexo enfrentam diferentes estressores e tarefas diariamente. O autocuidado atendido às necessidades do indivíduo pode ajudá-lo a superá-las e prosperar.

As profissionais do sexo precisam estabelecer limites profissionais mais do que em outras carreiras. Os clientes podem se tornar agressivos ou tentar vasculhar sua vida pessoal, portanto, ser claro sobre o horário de trabalho é fundamental para essas profissionais. Isso economizará tempo e estresse a longo prazo, e os clientes aprenderão a respeitar seus limites.

Este trabalho envolve mais demandas físicas do que outros empregos, portanto, o autocuidado relacionado à saúde é especialmente importante. Para alguns, isso pode parecer um exercício regular para ficar em forma, mas para outros pode ser uma rotina extravagante de cuidados com a pele para uma confiança extra. Fazer exames regulares é outra maneira de cuidar da sua saúde física, especialmente durante o trabalho.

Também é importante que as profissionais do sexo tenham um autocuidado mental disponível caso uma experiência negativa aconteça durante o trabalho. Todos os trabalhos têm dias bons e ruins, portanto, ter uma rotina de autocuidado pronta para começar ajudará você a processar e desestressar de quaisquer experiências negativas.

Como você pode praticar o autocuidado como profissional do sexo?

Dicas de autocuidado nem sempre são práticas – nem todo mundo tem tempo para fazer uma rotina completa de ioga antes do trabalho, por exemplo.

Porém, aqui estão os principais benefícios do autocuidado para profissionais do sexo, sugerido por outras profissionais do sexo:

Bloqueie qualquer pessoa ou cliente perca de tempo

Vamos encarar. Às vezes, os clientes podem ser agressivos, desrespeitosos ou perca de tempo. Todas as profissionais do sexo já passaram por isso pelo menos uma vez na carreira, e é bom adquirir o hábito de bloquear qualquer cliente com energia ruim. Isso evitará uma dor de cabeça futura e você estará protegendo sua paz mental e pessoal.

Tire um tempo para você

Todos nós precisamos nos desconectar do trabalho, então passe algum tempo apenas curtindo sua própria companhia sem ser uma profissional do sexo. Para alguns, isso pode ser um tempo aconchegado assistindo à Netflix e, para outros, pode ser um treino de ginástica seriamente suado. Encontre uma atividade que não esteja relacionada ao trabalho sexual e permita-se fazê-la sem culpa.

Desintoxicação digital

Quer você perceba ou não, as redes sociais nem sempre são suas melhores amigas. Desde postagens constantes sobre imagem corporal a pessoas dando sua opinião não solicitada sobre trabalho sexual, nem sempre são ideais e podem estar te incomodando mais do você imagina. Quando você se afasta das redes sociais por algumas horas, seu cérebro consegue relaxar sem opiniões extras, deixando você mais relaxado.

Muitas profissionais do sexo gostam de trocar seus telefones por um livro, banho ou outra alternativa de “baixa tecnologia”. Reservar um tempo para se desconectar das mídias sociais nunca foi tão importante.

Seja seletivo sobre os fóruns de clientes

Você gasta tempo em fóruns de clientes/avaliações? Este pode não ser o melhor lugar para sua saúde mental. Muitas vezes, esses comentários não valem o seu tempo ou energia, por isso é melhor ignorá-los para cuidar do seu bem-estar mental.

Mantenha-se ativa

Praticar exercícios pode ser o seu pior pesadelo, mas deve estar na sua lista de tarefas. De caminhar e correr até escalar e nadar, existem milhares de maneiras de mover seu corpo e melhorar sua saúde mental e física. Esta atividade não precisa ser intensa, apenas o suficiente para fazer seu sangue fluir!

Criar uma comunidade de profissionais do sexo para fins de autocuidado

Juntamente com as ótimas dicas de autocuidado acima, você também deve construir uma comunidade de profissionais do sexo com ideias semelhantes.

Às vezes, você deseja desabafar suas frustrações após um longo dia, e seus amigos não profissionais do sexo podem não entender – apesar de suas melhores intenções. Conectar-se com outros profissionais da indústria abre espaço para conversas francas relacionadas ao trabalho.

Você também poderá ter conversas sobre rituais de autocuidado, conselhos de carreira e tudo mais. A ligação com outras profissionais do sexo é inestimável para a sua saúde mental e física! A comunidade é um aspecto importante da vida e pode ajudar você e sua carreira a prosperar.

Os melhores recursos de autocuidado para profissionais do sexo

Às vezes, você precisará de um autocuidado mais prático do que correr ou assistir sua série favorita. Conhecer os recursos adequados para profissionais do sexo é importante nos momentos em que você precisa de alguma ajuda externa.

Aqui estão alguns recursos cruciais que todas as profissionais do sexo no Brasil devem saber:

  • Tenha um kit de autocuidado para períodos de alta procura. O trabalho sexual pode ser “farto ou escasso” e, se você estiver passando por um período agitado, é útil ter um kit de autocuidado com alimentos nutritivos, fontes de hidratação e suprimentos básicos de primeiros socorros.
  • Conheça as técnicas básicas de respiração. A falta de oxigênio no cérebro pode piorar muito a ansiedade e o estresse. A respiração do diafragma pode ajudá-lo a relaxar e pensar com clareza durante os períodos de maior movimento
  • Leia mais guias de autocuidado para profissionais do sexo. Existem centenas de guias de autocuidado com conselhos práticos para profissionais do sexo e a leitura de alguns deles irá equipá-lo com o conhecimento necessário para cuidar de si mesma
  • Fale com um profissional. Quando tudo ficar demais, ter um profissional de confiança ao seu lado ajudará você a trabalhar seus pensamentos e tomar as decisões certas para você. Leia a nossa reportagem com a Associação Fala Mulher, que fornece ajuda a profissionais do sexo que sofrem violência aqui
  • Em uma crise, fale com um profissional de saúde. Dependendo da gravidade de sua saúde mental, um médico ou equipe de emergência pode ser necessário. O SUS fornece serviços de para pessoas que necessitam de atendimento psicológico ou psiquiátrico

O autocuidado é diferente para todos. Você precisa descobrir o que exatamente funciona para você e usar essas técnicas como e quando precisar. Desde noites descontraídas e fora do ambiente de trabalho até uma conversa profunda com uma colega trabalhadora do sexo, experimente essas práticas de autocuidado até encontrar uma que se encaixe.

Quais são suas dicas de autocuidado? Perdemos alguma coisa importante? Deixe a sua dica nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Back To Top