Dia Mundial da Saúde Mental – Como a menstruação afeta trabalhadoras sexuais

  • Mais de 50% de mulheres entre 14 e 45 anos no Brasil dizem sentir mal-estar intenso durante a menstruação, e 62% deixa de ir ao trabalho, escola ou exercício devido a problemas relacionados à dignidade menstrual
  • Mais de 60% das trabalhadoras sexuais optam por não trabalhar durante a menstruação e 65% consideram adiar ou interromper a menstruação para poder trabalhar
  • 95% das profissionais do sexo dizem que não poder trabalhar durante a menstruação afeta suas finanças

Embora muitas discussões estejam acontecendo sobre a pobreza menstrual nos últimos anos, milhões de mulheres ainda não têm acesso a produtos sanitários e apoio sobre questões relacionadas à menstruação. O tabu de que a menstruação precisa ser escondia é bastante conhecido ao longo da história, apesar do fato de que quase metade da população mundial experimentará menstruação em algum momento de suas vidas.

Por isso, o Vivalocal realizou uma pesquisa com mais de 200 trabalhadoras sexuais para saber mais sobre como a menstruação afeta a saúde mental e a vida dessas profissionais.

O trabalho sexual, assim como a menstruação, ainda é um tema muito estigmatizado no Brasil e no mundo. De acordo com nossa pesquisa, um terço das profissionais do sexo disse que menstruar as afetam fisicamente. Menos de 5% são afetadas mentalmente, no entanto, mais de 45% disseram que são afetadas tanto fisicamente como mentalmente.

Em maio de 2022, a Espanha se tornou o primeiro país europeu a aprovar uma legislação que concede licença médica remunerada a quem sofre de fortes dores menstruais. Aqui no Brasil, apesar de não haver políticas públicas semelhantes, existem empresas que, por iniciativa própria, concedem o afastamento remunerado das mulheres no período menstrual.

Mas e aqueles que trabalham por conta própria, como profissionais do sexo?

Profissionais do sexo trabalham durante a menstruação?

Uma das perguntas mais frequentes sobre a profissão é “Profissionais do sexo podem trabalhar durante o período menstrual?”. E a resposta pode não ser tão simples quanto parece. 

Para algumas profissionais do sexo, a menstruação não é um problema, especialmente quando a cliente concorda com o sexo menstrual. No entanto, para muitos clientes e profissionais do sexo, o sexo menstrual não é uma alternativa, o que significa que as cargas horárias de trabalho devem parar por alguns dias ou até durante uma semana inteira.

Nossa pesquisa revelou que mais de 59% das acompanhantes optam por não trabalhar durante a menstruação, com mais de 45% alegando que os efeitos do ciclo menstrual são mentalmente e fisicamente desgastantes, tornando o trabalho insuportável.

É comum que as profissionais do sexo informem seus clientes que estão menstruadas antes do encontro, para evitar surpresas de última hora. Porém, alguns clientes ainda podem aparecer, mas o sexo com penetração fica fora de questão; no entanto, um quarto das profissionais afirmou que não trabalha durante a menstruação porque seus clientes não gostam.

Outra opção é usar certos produtos que podem permitir a penetração enquanto profissionais do sexo estiverem menstruadas. Esses produtos são normalmente usados para bloquear o sangue menstrual e criar uma barreira entre o sangue menstrual e o cliente.

Os produtos mais comuns são:

  • Camisinha feminina
  • Esponjas
  • Copos e discos menstruais (que permitem a penetração)

Para as profissionais que trabalham durante a menstruação, 45% disseram que usam esponjas, 25% usam algodão (método não aprovado por médicos), 15% usam camisinha ou camisinha colorida, enquanto 15% preferem sexo anal. Algumas profissionais também usam roupas de cama escuras ou até sugerem sexo no chuveiro

Algumas profissionais dizem também optar por fontes alternativas de renda durante o período menstrual. Como por exemplo, sexo por telefone e/ou vídeo, ou também venda de vídeos e/ou fotos pornôs.

Como a menstruação afeta as profissionais do sexo?

Se uma profissional do sexo não se sentir confortável em trabalhar durante a menstruação, ela precisará tirar folga. Porém, isso pode resultar em perda de renda, clientes e mais estresse ou desafios, impactando sua saúde mental.

Nossa pesquisa revelou que 76% das profissionais do sexo dizem que a incapacidade de trabalhar durante a menstruação afeta suas finanças e 96% dizem ter dificuldades para sobreviver com menos renda.

A estabilidade financeira é um dos aspectos mais importantes da vida de qualquer profissional. Infelizmente, na indústria adulta, uma simples função corporal pode ter um impacto expressivo na renda mensal de muitas profissionais do sexo.

A trabalhadora sexual Ruby diz que seus períodos menstruais a afetam mentalmente por não conseguir ganhar dinheiro enquanto está menstruada, o que ela acha frustrante. Ela confessa que também prefere não usar esponjas, pois teve uma experiência horrível no passado.

Já para profissionais do sexo que optam por trabalhar durante o período menstrual, o trabalho geralmente se torna muito mais estressante devido a preocupações extras como:

  • Verificar vazamentos de sangue constantemente
  • Escolher posições específicas que limitam a profundidade de penetração peniana
  • Aumentar o tempo de preliminares e evitar a penetração
  • Usar lençóis de cor escura ou preservativos vermelhos

Embora muitas dessas preocupações pareçam simples, o estresse adicional durante o sexo menstrual pode ser desgastante para qualquer profissional do sexo. Nossa pesquisa revelou que 65% das trabalhadoras sexuais consideraram atrasar ou interromper completamente o ciclo menstrual para trabalhar, e 96% delas tomam anticoncepcionais.

Como a saúde mental está ligada à saúde menstrual?

A menstruação pode ter uma variedade de efeitos na saúde mental das mulheres, mas os mais comuns são pobreza menstrual, vergonha e desequilíbrio hormonal.

Pobreza menstrual

A pobreza menstrual refere-se a parcelas da população que não podem comprar produtos sanitários e está diretamente ligada a saúde mental e a menstruação. 

De acordo com a pesquisa feita em 2018 pela marca de absorvente Sempre Livre em parceria com os Institutos Kyra e Mosaiclab, muitas mulheres afetadas pela pobreza menstrual fazem uso de produtos não indicados para absorver a menstruação durante o período. Como por exemplo, uso de sacos plásticos, roupas e meias velhas, algodão, filtro de café, papel higiênico e até mesmo miolo de pão.

Vergonha 

Conversar sobre menstruação ainda é considerado inapropriado e tabu pela sociedade. Por isso, muitas mulheres se sentem envergonhadas ou até culpadas por menstruar. Porém, é importante ressaltar que menstruar não é vergonha, é um fato natural e deve ser visto como um sinal de saúde. 

Muitas ONGs como a Girl Up Brasil vêm mobilizando pessoas com o projeto #LivreParaMenstruar e conversando com deputados estaduais, onde já conseguiram mais de onze projetos de lei para enfrentar a pobreza menstrual no país.

Desequilíbrio hormonal

Por último, mas longe de ser o menos importante, os hormônios também desempenham um papel importante na menstruação e na saúde mental das mulheres.

Os hormônios são essenciais para o ciclo menstrual e necessários para que as mulheres que menstruam continuem saudáveis. No entanto, se esses hormônios saudáveis estiverem desequilibrados, podem causar alterações de humor, depressão e ansiedade.

Os hormônios do ciclo menstrual também podem causar sintomas físicos, como dor, movimentos intestinais desconfortáveis e dores de cabeça intensas. Estes têm um impacto negativo na saúde mental e podem causar muito desconforto na vida das mulheres e pessoas ao seu redor. 

Cuide da sua saúde

Por mais que seu principal objetivo seja conquistar mais clientes e aumentar seu faturamento no trabalho, valorize primeiramente sua saúde e bem-estar. Seja qual for a sua escolha em contraceptivo, preservativo e cuidados durante a menstruação. 

Mantenha sua rotina de saúde, consulte regularmente o seu médico e ginecologista e procure ajuda caso algum dos sintomas mencionados acima esteja ocorrendo com você.

Para obter mais conselhos e suporte ou informações sobre como trabalhar com segurança e se manter mais saudável, aqui estão alguns artigos que podem ser úteis:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Back To Top