Como se proteger de clientes obsessivos – Descubra tudo sobre a prática de stalking

O trabalho sexual fornece serviços para milhares de clientes. E é por isso que é vital que profissionais do sexo tomem medidas para se manterem sempre seguras antes, durante e depois de um programa. 

  • O que é stalking?
  • Como se proteger 
  • Recursos
  • Tenha cuidado

Um dos maiores perigos enfrentados por profissionais do sexo é a perseguição de clientes obsessivos e isso pode ser extremamente perigoso, principalmente se esse(a) profissional estiver sozinho(a) e vulnerável.

Nesse artigo, vamos te explicar o que significa o termo stalking, e te dar todas as informações sobre como se proteger dessa conduta, que é considera crime

O que é stalking?

O termo stalking siginifica perseguição e é um padrão repetitivo de comportamento que faz uma pessoa se sentir assustada, nervosa ou insegura, tanto no mundo físico quanto no mundo virtual. Um stalker pode ser alguém que você conhece, um estranho ou até mesmo um ex-parceiro.

O stalking é uma prática perigosa e é uma forma de violência e assédio, onde a pessoa, por vingança ou inveja ou por outro motivo qualquer, te segue, aparece em sua casa ou local de trabalho, deixa presentes indesejados, faz ligações indesejadas ou em casos extremos, envia mensagens ameaçadoras. Não existe uma definição única de perseguição, mas geralmente se refere a uma conduta que faz a vítima se sentir assustado(a) ou ameaçado(a). 

Por isso, se você acha que está sendo perseguido(a), é importante procurar ajuda de alguém conhecido e denunciar às autoridades. Não é a toa que o stalking foi introduzido como crime em Abril de 2021, com penalidade de reclusão de seis meses a dois anos, mais multa.

Como se proteger 

Como acompanhante, você acaba correndo um risco maior de ser alvo de um stalker, e por isso, vamos te dar dicas muito simples que podem ajudar a se proteger de clientes perseguidores. Claro, ficar atento ao seu entorno e confiar no seu instinto já é um bom começo. 

Apelido

Usar um pseudônimo é uma ótima opção para profissionais do sexo. Você pode ser Bárbara um dia e Aninha no outro. Isso te ajuda a manter nomes novos e empolgantes para seus clientes, mas também te protege de qualquer pessoa que tente rastreá-lo(a) fora do trabalho. 

Um pseudônimo deve também ser usado com clientes regulares e até mesmo com indivíduos mais próximos. Obviamente, usar um apelido também é essencial no trabalho online e é uma das melhores dicas para se manter seguro(a) na webcam.

Use perfis privados

Ter alguém perseguindo você pode ser uma experiência muito assustadora. E com as mídias sociais e a presença online se tornando tão essenciais, uma das melhores maneiras de se proteger é usar um perfil privado e/ou apenas para o trabalho.

Isso impede que stalkers possam ver suas postagens, enviar mensagens e, eventualmente, rastreá-lo(a). Além disso, tornará mais difícil para essas pessoas descobrirem informações pessoais sobre você.

Vale lembrar que é importante pedir para amigos que não compartilhem fotos de você, pois os stalkers podem ser muito criativos e usar suas conexões para descobrir mais sobre você. Embora um perfil privado não garanta que você nunca será perseguido, ele pode ajudar a deter clientes obsessivos e tornar mais fácil denunciá-los se eles conseguirem entrar em contato com você.

Estabeleça um sistema de rastreamento, seja com um amigo ou colega de trabalho

Embora as ações de um stalker possam ser motivadas por paixão ou obsessão, o efeito sobre sua vítima pode ser devastador. Perseguidores podem causar medo e ansiedade, atrapalhar sua rotina diária e dificultar sua vida no geral.

Por isso, é recomendável que você estabeleça um sistema de rastreamento caso desconfie que está sendo perseguido(a). É muito simples, escolha um(a) amigo(a) ou colega de trabalho como seu(sua) “companheiro(a) de rastreamento” e mande uma mensagem de texto ou ligue para essa pessoa sempre que vai a algum lugar e quando pretende voltar chegar.

Se você não chegar a tempo ou não enviar uma mensagem assim que chegar em casa, seu amigo(a) saberá que deve procurar por você. Esse tipo de rastreamento pode te proteger de um stalker e também te dar mais tranquilidade. 

Tente não andar ou viajar sozinho(a)

Ninguém deveria se preocupar se está sendo seguido ou não. Mas infelizmente, na sociedade de hoje, esse perigo é muito real e presente, e as trabalhadoras do sexo são um dos alvos mais comuns.

Embora existam muitas medidas que você pode tomar para se manter seguro(a), uma das melhores coisas que você pode fazer é evitar andar e viajar sozinho. E, caso precise, mantenha o hábito de sempre informar a alguém seus planos com antecedência.

Fique sempre alerta e ciente do que acontece ao seu redor e confie em seus instintos se sentir que está sendo seguido(a).

Nunca deixe seu celular fora de vista

Ficar de olho no celular é crucial se você suspeita que alguém está te seguindo ou monitorando seus movimentos. Até porque, stalkers podem instalar aplicativos no seu celular em questão de minutos para obter acesso a senhas, e ler e ouvir suas conversas no WhatsApp.

Além disso, nenhuma pessoa deve ter acesso ou saber das suas senhas do celular, e-mails e aplicativos no geral. Para evitar esse tipo de problema, use sempre senhas fortes e que sejam impossíveis de adivinhar.

Evite marcar a sua localização nas mídias sociais

As redes sociais se tornaram uma ótima maneira de manter contato com amigos e familiares, compartilhar experiências e armazenar memórias. No entanto, há uma desvantagem em compartilhar muitas informações online: você pode estar revelando muito sobre seus planos e se tornando um alvo para perseguidores.

Ao marcar sua localização nas mídias sociais, você está fornecendo um mapa aos stalkers, tornando ainda mais fácil para eles(as) rastrearem seus movimentos.

Recursos

Se você está sendo perseguido, saiba que não está sozinho(a) e que existem alguns recursos que podem te ajudar a denunciar stalkers.

O primeiro deles é o ClientEye, um app de segurança global para profissionais do sexo, totalmente grátis. Além disso, ele foi desenvolvido por quem mais conhece os desafios da profissão: profissionais do sexo!

Ele permite que essas pessoas contem sobre clientes que desperdiçam seu tempo, faltam a um programa, realizam chamadas inconvenientes e até são abusivos e perigosos.

Todos os relatos realizados no aplicativo são 100% anônimos. Também não há sistemas de rastreamento ou localização. Ou seja, a sua segurança e privacidade estão totalmente garantidas.

Além disso, o aplicativo mostra avisos na sua área em um sistema de notificação coletiva. Ou seja, ele permite que voocê se mantenha informada e informado(a), e que toda a comunidade se ajude a permanecer segura enquanto trabalha na região.

Segundo, entre em contato com a polícia e denuncie o agressor. Você pode fazer isso online, pelo telofone, através do site da Polícia Civil (PC), ou na delegacia mais próxima de sua casa.

É importante ressaltar que a denúncia deve ser feita o mais rápido possível, para que a polícia possa colher os dados e iniciar as investigações e, assim, punir o agressor. O stalking é um crime grave e deve ser denunciado às autoridades competentes. Lembre-se: a sua vida é mais importante do que qualquer coisa!

Tenha cuidado

Ao tomar algumas precauções simples, você pode reduzir o risco de ser perseguido(a) ou assediado(a). Esperamos que essas dicas ajudem a mantê-lo(a) seguro(a) e permitam que você continue fazendo o seu trabalho sem medo e com segurança.

Você já sofreu perseguição ou assédio como profissional do sexo? Que medidas você toma para se proteger? Deixe seu comentário abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Back To Top