Entenda como evitar golpes que usam a marca Vivalocal

Como evitar golpes que usam a marca Vivalocal

Atualmente, não é raro sermos alvos de variados golpes de oportunistas tentando ganhar algo às custas de outras pessoas. Infelizmente essa é uma situação recorrente e alguns deles também tentam usar a marca Vivalocal para enganar usuários e clientes do site.

Portanto, para ajudar você a melhor identificar e evitar ser vítima de um golpe, vamos explorar aqui algumas dicas para que você fique alerta e não se deixe levar por alguma artimanha, que muitas vezes pode ser bem elaborada.

Cuidado com os golpes no whatsapp

Como identificar os golpes em anúncios

Nós trabalhamos diariamente para que todos os anúncios publicados no Vivalocal sejam 100% legítimos. No entanto, em alguns poucos casos, anunciantes podem ter más intenções quanto ao intuito da publicação.

Se você está querendo comprar algum imóvel, veículo ou outro produto da categoria compra & venda, por exemplo, esteja sempre atento às pequenas armadilhas que golpistas podem colocar no seu caminho.

A primeira e principal regra vem de uma expressão conhecida por todo brasileiro: “Se a esmola é demais, o santo desconfia”. Ou seja, esteja sempre alerta e desconfie das ofertas que parecem ser boas demais para ser verdade.

Pesquise e entenda melhor sobre o anúncio e anunciante

Pesquise bem e, caso veja um valor muito abaixo do que você viu antes, não se deixe levar pelo impulso e questione o motivo de o preço ser tão baixo. Em muitas ocasiões como essa, o produto em questão pode talvez nem existir.

Outra situação que você deve ter muita atenção é quando o anunciante pede dinheiro adiantado. Evite esse tipo de transação, ou quando não for possível outra forma de pagamento, tenha total certeza da credibilidade do vendedor e a veracidade do anúncio/produto.

Cuidado com direcionamento a outros sites

Tome cuidado com o direcionamento para outros sites

Também tenha cuidado com pessoas que direcionam você para outro site. Nessas situações há dois tipos de risco: o primeiro é você ser vítima de um vírus que pode invadir seu computador ou telefone. Nesse caso, verifique o endereço antes de clicar ou, se possível, faça uma busca no seu Google ou outro sistema de busca online sobre o site.

O segundo caso é quando o outro site exige que você forneça mais informações sobre você ou detalhes pessoais ou financeiros. Nunca divulgue dados pessoais em sites que não conhece.

Sempre peça o máximo de informação possível, questione sobre o produto e sobre a pessoa também. Não acredite somente em fotos. Sempre que for possível, verifique pessoalmente a autenticidade do que foi anunciado.

Quanto mais informação e dados você obtiver, menor será o risco de cair em um golpe.

Como identificar golpes via SMS e WhatsApp

Primeiramente, é preciso esclarecer que o Vivalocal manda mensagens solicitando dois tipos de informações:

1- Confirmação de dados

2- Link para pagamento

Também é importante lembrar que só entramos em contato com nossos clientes através de números com o código DDI +44, pois os números de telefone usados para esse tipo de serviço são do Reino Unido. Caso você ainda esteja em dúvida, veja como confirmar a veracidade da mensagem no texto abaixo.

Confirme a veracidade da mensagem com o time do Vivalocal

Caso você seja vítima desse tipo de abordagem, não se precipite em mandar informações ou fazer qualquer pagamento. Nossa recomendação é que você entre em contato direto com nosso Centro de Atendimento ao Cliente.

Outra opção é checar se o número de telefone do contato feito com você. Como o Vivalocal é uma empresa internacional, nossos agentes ficam baseados no Reino Unido, então seus telefones irão invariavelmente constar o código DDI +44. Então, identifique a foto do perfil. Nossos agentes tem nome e usam sempre a mesma foto de perfil abaixo.

              

Caso ainda esteja na dúvida, não deixe de entrar em contato com o seu agente de venda para confirmar a mensagem antes mesmo de responder esse tipo de abordagem.

Pesquise bem sobre o anúncio escolhido

Ações do Vivalocal contra golpes

Nosso objetivo é proporcionar cada vez mais uma melhor experiência para nossos usuários e clientes. Portanto, estamos constantemente atentos a qualquer anúncio suspeito durante nosso processo de moderação de publicações.

Além disso, trabalhamos junto aos nossos clientes que reportam os potenciais golpes para melhor entender e ajudar a eles a se prevenir de qualquer perda ou dano em função desses contatos.

Como mencionamos anteriormente, nós não pedimos dados ou realização de pagamento via mensagem de texto. Caso você seja contatado(a) por algum número desconhecido fazendo esse tipo de solicitação, com pessoas se passando por representantes do Vivalocal, ou se você tem dúvidas sobre seu anúncio ou pagamentos entre em contato conosco no [email protected].

Você pode também obter mais informações sobre como se manter em segurança na nossa Central de Ajuda.

One thought on “Como evitar golpes que usam a marca Vivalocal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Back To Top