como fazer um planejamento de vida pessoal e profissional

Vida pessoal e profissional: como acompanhantes podem encontrar um equilíbrio

No trabalho como acompanhante, pode se tornar um desafio descobrir como equilibrar vida pessoal e profissional.

Seja pela ausência de tempo para você mesma ou pela dificuldade de organizar sua vida e seus compromissos, a falta de momentos pra você mesma pode afetar o seu dia a dia e até mesmo ser a origem de problemas de saúde.

Pensando nisso, nós separamos abaixo algumas sugestões simples que você pode introduzir na sua rotina e descobrir como equilibrar vida pessoal e profissional.

1. Entenda suas necessidades e prioridades

Seja com a ajuda de um aplicativo ou anotando no papel, o primeiro passo para entender suas necessidades é listando as mais importantes.

Desde os hábitos mais simples, como dormir um mínimo de horas ou tomar um bom café da manhã, até estabelecer horários fixos de trabalho, você deve estar ciente do que funciona para você e combina com seu estilo de vida.

Suas prioridades precisam estar em primeiro lugar, mesmo que isso signifique algum impacto imediato no seu dia a dia. Afinal, os benefícios de colocar sua saúde como prioridade com certeza vão superar qualquer coisa menos importante.

como equilibrar vida pessoal e profissional

2. Crie momentos para se valorizar

Trabalhar e ganhar dinheiro é muito importante. Mas não esqueça que você deve ter um tempo para você, apenas você.

Isso não significa que precise gastar dinheiro indo a restaurantes caros, ou pagar para se divertir.

Momentos para você podem ser algumas horas para fazer exercícios, ler um bom livro, assistir um filme em casa ou jogar conversa fora com amigos.

O mais importante é achar aquilo que pode realmente relaxar e dar prazer a você, tirando a sua mente do trabalho e das dificuldades diárias.

Afinal, sua saúde mental deve ser sempre tratada com muito cuidado e atenção.

3. Pratique o autocuidado regularmente

Autocuidado não é somente cuidar da aparência com dietas e atividades físicas. O significado é mais amplo e profundo.

Por exemplo, mantenha seus exames médicos em dia. Não deixe para depois sua consulta de rotina com o médico, e sempre opte pelo sexo seguro. Afinal, sua paz de espírito faz parte do seu equilíbrio emocional também.

Além disso, dedique um tempo para cuidar do seu cabelo e pele. Mas por você, não apenas para agradar seus clientes.

Como equilibrar vida pessoal e profissional: alimentação equilibrada

4. Planeja sua agenda com antecedência

Quando o assunto é trabalho, também é bom tomar algumas atitudes que podem mudar sua vida.

Apesar de acompanhantes receberem contatos de clientes em cima da hora, é possível organizar um pouco melhor a sua semana.

Tente se planejar com antecedência na semana anterior, incluindo os horários de atendimento que deseja abrir para os clientes. Além disso, liste as tarefas como cuidar da casa, a rotina dos seus filhos (se for o seu caso), os cuidados com o corpo e o pagamento das contas, entre outros afazeres.

5. Adote uma rotina para equilibrar vida pessoal e profissional

Outra dica de como conciliar vida pessoal e profissional é estabelecer e seguir rotinas.

Por exemplo, acordar às 7 da manhã, tomar café e fazer alguma atividade física ou yoga. Ou definir que pagamentos e outras tarefas burocráticas são feitas em um horário específico do dia.

Aqui, vale encontrar o mais adequado para o seu dia a dia. Se você prefere atender seus clientes na hora do almoço, pode dedicar a manhã para suas obrigações e ao final da tarde para momentos de lazer.

Apesar de rotinas parecerem uma forma metódica demais de organizar sua vida, elas te ajudam a administrar o seu tempo e a entender como equilibrar vida pessoal e profissional.

Implemente rotinas no seu dia a dia

6. Acredite em você e no seu potencial

Muitas vezes podemos nos desanimar na vida quando encontramos desafios e pessoas que apenas apontam nossos aspectos negativos.

Por isso é normal acharmos que apenas merecemos trabalhar e pagar as contas sem qualquer momento de prazer e descontração. Mas isso não é verdade.

Primeiramente, você deve acreditar que você merece, sim, encontrar um melhor equilíbrio entre sua vida pessoal e profissional. Além disso, não permita que pessoas negativas coloquem você para baixo – acredite no seu potencial como profissional e como ser humano.

Sabemos que muitos estigmas rondam a profissão de acompanhante, mas você pode e deve superar esses preconceitos e mostrar que, assim como muitas pessoas, você tem o direito de ter sua vida pessoal como prioridade.

Como equilibrar vida pessoal e profissional

Encontrar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional é uma tarefa árdua para quase todos os profissionais. Por isso, não desista caso ainda não tenha encontrado essa estabilidade.

Mantenha o foco naquilo que você acredita que seja o equilíbrio para a sua vida e foque nas suas prioridades. 

Naturalmente, você começará a ver a mudança na sua forma de aproveitar sua vida. Consequentemente, o impacto será positivo também no seu dia a dia do trabalho como acompanhante. E lembre-se, nunca tenha medo de dizer não.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Related Posts

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Back To Top